segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Resumindo o método de Panofsky

PANOFSKY, Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença.



Iconografia: estudo do tema. O que é isto ?
Iconologia: estudo do significado. O que isto significa ?
Obra de arte: resultado do ambiente histórico

Três níveis de abordagem da obra de arte:
1. Descrição pré-iconográfica (descrição): identificar um homem, um animal, uma expressão alegre ou zangada. Descrição do que é representado. Trata-se de uma identificação primária/formal do tema. Exige que se conhece a história dos estilos, porque ele ensina como certos objetos foram representados sob diferentes condições históricas. Questão: o que está representado ?

2. Descrição iconográfica (identificação): trata do tema ou mensagem. Estuda o significado. Não se preocupa com a forma. Uma figura masculina com uma faca na mão representa São Bartolomeu. Objeto do estudioso: o quadro, a obra de arte. É um estudo descritivo. Significado iconográfico depende do conhecimento de fontes literárias. Exige que se conheça a história dos tipos, isto é como temas ou conceitos específicos foram representados ao longo do tempo. Questão: como se está representado ?

3. Interpretação iconológica (compreensão): trata da personalidade de uma época. Pela análise iconográfica, é possível entender o “clima mental” de uma época. Objeto do estudioso: o clima mental de uma civilização, do qual a obra de arte é um sintoma. Objetivo: resgatar os valores simbólicos de uma época. É um estudo de interpretação e síntese. Exige que o estudioso conheça o contexto histórico: politica, filosofia, religião, etc. Questão: por que se representa assim ?

ICONOGRAFIA: trata do tema ou mensagem das obras de arte, em contraposição à sua forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário